Elkorajn salutojn!
Hodiaŭ, la 2-a de novembro 2011-a, merkredo, mi finis la revizion de la jena teksto. Temas pri la originala portugallingva versio de unu el la leteroj, kiujn mi verkis celante, precipe, la diskonigon de ASOCIO KOOPERATIVO-ESPERANTISTA. Eble morgaŭ mi publikigos ĝian Esperantan tradukon:
São Gonçalo, 6 de janeiro de 2001.
Saudações, querida Alma fraterna!
"Por la Paco, pere de Esperanto!" (Pela Paz, através do Esperanto!).
Permita-me informar-lhe, ou lembrar-lhe, que somos coidealistas, porque você e eu colaboramos na construção de um mundo melhor, conquanto eu atue em um campo de trabalho quase certamente um pouco diferente, onde se unem o Esperantismo, o Cooperativismo e a Ação Social Beneficente.
É conveniente, também, esclarecer-lhe, ou lembrar-lhe, que ainda não se encontram nos dicionários as palavras “aqueupia” e sua correspondente em Esperanto, “akeio”. No desempenho de minhas funções na AKE (AKE é a sigla internacional, em Esperanto, da Associação Cooperativo-Esperantista), foi necessário criar essas palavras como antônimos para “utopia” e “utopio”, respectivamente. Assim, “aqueupia” significa, em primeira acepção, “ideal realizável”.
A palavra “akeio” contém não só a sigla AKE, da Associação, mas também uma homenagem aos “aqueus”, da Grécia Antiga, cujo ideal característico ─ a Democracia ─ mostrou-se como um verdadeiro “ideal realizável”, sobrevivendo e aperfeiçoando-se, durante dezenas de séculos, até hoje.
Passemos ao assunto que motivou esta carta:
É grande a possibilidade de você jamais ter sido informado sobre o seguinte raciocínio, baseado na afirmação de que fomos criados à "imagem e semelhança do Criador":
Tal afirmação tornou-se para mim, depois de mais de trinta anos de estudo e de meditação, em vários ramos do Conhecimento, mormente do Espiritualismo, uma verdade absoluta, de clareza cristalina.
Muitos bilhões de irmãos nossos não têm a menor dúvida sobre aquela afirmação, oriunda de revelação, simplesmente porque ainda não a entenderam, limitados que estão pelo conceito do “Deus antropomórfico”, cuja condição "humana" passa pelo campo da forma humana e alcança o da conduta humana, já que biblicamente Ele é suscetível de “ficar irado” e de “ser intolerante”, podendo até ser "desumano", ao lançar Seus filhinhos no “fogo eterno”, se não conseguem aprender as dificílimas lições da Escola da Vida.
IMAGEM
Concordo com aqueles que perceberam que a palavra imagem tem dois significados principais: 1o) reprodução da forma, ou de um aspecto, de algo já existente, como, por exemplo, num espelho, numa gravura, numa estátua, numa foto, num televisor, num holograma, num poema etc.; e 2o) produto da imaginação (o próprio “produto” e não a “sua reprodução”; a imagem, neste caso, é o algo existente, concreto ou abstrato!).
Segundo os esoteristas, aquilo que pensamos, ou imaginamos, produz, no início, no campo etéreo, apenas uma tênue forma-pensamento. Esta, a forma-pensamento, é um produto do pensamento, da imaginação; é uma imagem!
O que já explanei é o suficiente para podermos afirmar: o ser humano é, realmente, uma imagem; um produto da Imaginação, do Pensamento, de Deus; um "holograma” materializado e dotado de vida inteligente, gerado pelo Criador.
Tudo parece indicar que este foi, é e será o mecanismo da Criação em todo o Universo !
SEMELHANÇA
"Vós sois deuses!". Esta afirmativa de Jesus só pode ser considerada (relativamente!) verdadeira, se admitida a hipótese de que podemos, através da imaginação, do pensamento, criar imagens. "Relativamente verdadeira", porque só poderíamos criar “semelhantes” imagens a partir de uma substância para tanto colocada por Deus à nossa disposição, e que é identificada pela Doutrina Espírita com o nome de fluido universal. Ora, há notícias de que tais imagens, formas-pensamentos, já foram até fotografadas. A propósito, é oportuno lembrar, por exemplo, que toda obra na Terra, tomou forma, primeiramente, na imaginação de seu autor, um artista, ou um arquiteto, ou um engenheiro, ou um pintor, ou um escritor etc.
Ora, mas não podemos criar do Nada!
Sim! E por isso somos, apenas, co-criadores; não criadores; não “iguais”, mas “semelhantes” ao Criador!
COORDENAÇÃO
Mas o tema principal desta carta não é Filosofia ou Religião, é coordenação!
Uma das leis da Física afirma que "o Universo tende para o cáos". É fácil admitir a veracidade de tal lei, se considerarmos a atuação contínua, no Universo, de todos os co-criadores. Quantos seriam os co-criadores, ou seja, quantos somos? Inimaginável!
Mas, apesar de toda essa ação mental, a sobrevivência do Universo foi possível e está garantida, porque o Criador ama a Sua Obra e estabeleceu, para tanto, uma espécie de Coordenação Universal. Podemos deduzir a existência de um infinito número de coordenações regionais e setoriais. A sede dessa Coordenação, obviamente, não está no meio físico em que nos movimentamos. Para nós, por ora, é suficiente dizer que ela é “etérea”.
CONSELHO ETÉREO DE COORDENAÇÃO DO MOVIMENTO ESPERANTISTA
Sim, estou convicto de ele existe!
Mas como podemos acessá-lo, para evitar repetidas ações, que contribuem mais para o cáos do que para harmonia?
Parece-me que basta-nos agir cônscios de sua existência, estabelecendo contatos com nossos coidealistas, a nível físico e metafísico, com vistas à discussão e à ação no campo da coordenação de nossa Santa Causa.
Se ainda não existia ─ o que é pouco provável! ─ uma coordenação etérea setorial e regional no âmbito de nossa
atuação no Movimento Esperantista, ela já existe, tendo se delineado, tomado forma, à medida que eu desenvolvia esta carta.
Como eu não sou capaz de desenvolver uma idéia tão louca, ou tão genial, que seja rejeitada por todos, está garantida, por algum tempo, a sobrevivência de tal "conselho etéreo de coordenação" do Movimento Esperantista!
Resta-nos divulgar essa idéia e nos esforçarmos para materializar seus frutos no nosso campo físico. Com urgência, infelizmente!
POR QUE NO ETÉREO?
Porque lá começa todo o universo material!
Porque, começando, conscientemente, por lá, onde mais facilmente é condensada a energia, a vontade de cada um de nós produzirá maiores e melhores resultados.
Porque lá nossas energias não serão dispersadas pelas preocupações com a manutenção do próprio "Conselho": sede própria, instalações, máquinas e equipamentos, biblioteca, quadro social, alvará, condomínio, água, luz, telefone etc. etc.
Porque lá existem mecanismos da Natureza, que impedem o acesso de pessoas absolutamente despreparadas para integrar o "Conselho". Espero não ser barrado!
MEMBROS DO CONSELHO
Dirigi-me a você, atribuindo-lhe hipoteticamente a condição de membro do "Conselho", mas só você pode confirmá-la, com sua efetiva participação:
O SEU PRIMEIRO PARECER!
Aguardo o seu primeiro parecer sobre questão de coordenação, envolvendo quaisquer organizações ou grupos esperantistas, ou sobre o conteúdo desta carta.
Paz, saúde e prosperidade!
Fraternalmente,
Ĉi tiu kaj aliaj miaj mesaĝoj estas en la retejoj:
http://esperanto.com/
http://pt.lernu.net/index.php
http://onklobidao.blogspot.com/
Fratece, Alcebíades (Onklo Bidao).
Nenhum comentário:
Postar um comentário